sábado, 14 de janeiro de 2012

Shinrei Tantei Yakumo: Análise: Parte 1

            Oi, lembram-se de mim??? Devem fazer quase dois meses que eu não apareço aqui nesse blog fofo. Confesso que já era para ter aparecido há algum tempo, mas eu estraguei boa parte da segunda parte desta análise. Nessa primeira parte vou me focar diretamente na versão animada, comentando o elenco e fazendo um resumo/review de cada episódio. No fim do post eu volto pra bater um papo curto com vocês.




Elenco

Yakumo Saitou: Garoto universitário recluso com poder de ver os mortos através de seu olho esquerdo, criou o cube de cinema com o objetivo de morar nele. Sofre uma grande mudança de personalidade durante a série, principalmente com a chegada de Haruka, se tornando mais comunicativo. Daisuke Ono, como sempre, vai muito bem na dublagem.

Haruka Ozawa: Garota extrovertida e animada, procura Yakumo para resolver um problema de seus amigos. Vive se metendo em confusões, é bondosa e compreensiva.

Kazutoshi Gotou: Amigo de longa data de Yakumo, salvou o garoto quando sua mãe tentou assassiná-lo. No começo, é obcecado pelo trabalho, deixando de lado a sua esposa para cumprir seus serviços. Porém quando recebe a guarda de Nao ele começa a ficar mais em casa e a dialogar com sua esposa.

Hideiyoshi Hata: É um dos personagens que mais aparece na série, está incluso em quase todos os episódios. Realiza várias autópsias e ajuda muito nas investigações de Ishii e Gotou. É obcecado pela profissão e suas refeições preferidas são os órgãos mais exóticos dos animais. Tem um ótimo trabalho de dublagem.

Hijitaka Makoto: Filha do chefe da polícia, é uma jovem e esforçada jornalista. Durante o desenvolvimento ela se aproxima de Ishii, porém não fica claro que os dois terminam juntos.

Yuutaro Ishii: Companheiro de Gotou nas suas investigações. É atrapalhado, porém se esforça para ajudar seus amigos.

Yoshiko Mamia: Garota que aparece pouco na história, mas tem participação fundamental. Yoshiko é uma garota doente e que tem seu espírito vagando em um hospital. No final é salva, graças aos órgãos de Isshin.

Sakakibara Mamia: Pai de Yoshiko, filia-se ao pai de Yakumo para tentar salvar sua filha. No final ele se entrega a polícia por ter assassinado Isshin e é perdoado por Yakumo.

Nanase Miyuki: Estava desaparecida há 15 anos no assassinato da mansão Nanase. Com o decorrer da história descobre-se que ela estava trabalhando para o pai de Yakumo e que ela era a assassina, matando 4 familiares a sangue frio

Saitou Nao: É a prima de Yakumo e filha de Isshin. Nao tem uma incrível capacidade de perceber os sentimentos. Mesmo sendo surda de nascença, aparentemente aprende a falar no fim do último episódio.

Isshin Saitou: Meu personagem preferido da série. Um homem calmo a serviço de Buda, tio de Yakumo. Utiliza uma lente de contato vermelho para sentir os olhares desconfiados que Yakumo sofria. No fim da série Yakumo diz que o seu verdadeiro pai era Isshin, mostrando o quão forte a ligação entre os dois

Pai do Yakumo: Seu nome não é revelado na série e, durante quase toda ela a sua paternidade em relação a Yakumo é desconhecida. Durante o desenvolvimento, é descoberto que na realidade ele é um fantasma. Possui um grande poder de convencimento, atingindo as fraquezas das pessoas que ele escolhe para realizar seus objetivos.



Análise de episódio

           Pretendo aqui mostrar as minhas impressões após cada episódio. Para fazer a review eu re-assisti toda a série e, após cada episódio, eu trarei o resumo e alguns comentários. Só para lembrar esta é a segunda vez que eu assisto a série. Imaagens: Random Curiosity

1º Episódio: A série começa já com a abertura Key, do grupo Jangled Cat, que tem no vocal Daisuke Ono, o mesmo dublador do Yakumo. Em seu início, a música tem umas batidas estranhas que lembram música africana, mas depois da primeira parte a canção se desenvolve e pega um ritmo mais rápido. O ritmo combina muito bem com o vídeo e a letra da música complementa o trabalho de inicialização da série. A partir daí a história começa a rodar, mostrando rapidamente o momento em que Yakumo conhece Haruka e apresenta o primeiro arco da obra: O caso da sala fechada. Poucos personagens são apresentados, mas destaca-se Gotou, um dos poucos amigos de Yakumo. Um dos pontos mais impotantes (se não o mais) momentos do episódio é o momento em que Haruka descobre o segredo sobre o olho esquerdo de Yakumo, sobre ele se vermelho, o olho que pode ver os mortos. No final ainda é apresentado um homem misterioso que possui os dois olhos vermelhos e uma mulher que aparenta ser sua assistente propondo a um homem a ressurreição de sua filha.

O misterioso olho vermelho de Yakumo

2º Episódio: A segunda história conta sobre o fantasma da raposa branca. O episódio começa com Yakumo resolvendo definitivamente o caso anterior, explicando para os fantasmas possessores que o assassino havia sido preso. Com o fim deste “mini-arco”, tudo indica que Haruka e Yakumo iam se distanciar, mas por “circunstâncias animelísticas”, os dois voltam a se encontrar no caso da raposa. Nesse episódio são apresentados dois personagens importantes: Saitou Isshin, um homem sereno que usa uma lente vermelha para que seu sobrinho Yakumo não se sinta sozinho e Nao, uma criança surda que é prima de Yakumo. Mais uma vez, no final, o misterioso homem com dois olhos vermelhos aparece com o plano de ressurreição. O ponto mais destacável do episódio é o fato da produção deixar claro que utilizará o segundo mangá para construir a série, jogando de lado a série “O olho vermelho sabe”, que é traduzada pelo Aion-Scanlator aqui no Brasil.
 P.S: Esqueci de dizer no primeiro episódio, mas o encerramento é muito bom. Vídeo simples e a maravilhosa Missing You, cantada pela incrível Lisa Komine (é inaceitável que essa mulher não faça o sucesso que merece).



3º Episódio: Neste episódio é abordado o caso do Túnel Fantasma, onde acontecem vários acidentes relacionados a aparições de espíritos. Este é o meu arco favorito no mangá “O olho vermelho sabe”, mas no anime a história é menos trabalhada, tendo um Tatsuya mais frio e sério do que nos quadrinhos. Aliás, o anime de Shinrei Tantei Yakumo peca neste ponto, a história é séria demais e os pontos engradados do mangá são tratados de forma crua e rígida na animação. Mas deixando isso de lado, durante o episódio são apresentados mais dois novos personagens: Yuutarou Ishii, um jovem policial subordinado de Gotou e Makoto Hijitaka, jovem filha do chefe de Goutou e uma jornalista em início de carreira. O episódio é bom, porém não acrescenta muita coisa a história.

Hata e Gotou na investigação do caso

4º Episódio: No quarto episódio a jornalista Makoto é possuída por um fantasma que havia acabado de ser morrer. É neste episódio que se inicia a parceria entre Ishii e Gotou, sendo que Yakumo até brinca com a possibilidade de Ishii ser apaixonado pelo experiente policial (acreditem, esse é o momento mais engraçado do anime). Yakumo e a dupla de policias começam a investigar sobre a possessão de Makoto, até que Saitou encontra um antigo amigo de sua mãe. A partir deste momento é contada um pouco de sua infância e sua mãe, uma mulher alegre que estranhamente enlouqueceu e tentou matar o Yakumo. Episódio importantíssimo para a série, mostra, mesmo que brevemente, sobre o passado de Yakumo e lança a mãe dele na série. Também é importante lembrar que neste episódio o estranho homem com dois olhos vermelhos diz que Haruka é o recipiente perfeito para a alma que ele pretende ressurgir.

Makoto possuida

5º Episódio: O quinto episódio serve para resolver o caso anterior e, até aqui, é o melhor da série. No quinto capítulo da série temos Haruka sendo sequestrada (ou algo assim) para que tenha seu corpo utilizado na tentativa de ressurreição que o misterioso homem de olhos vermelhos planejava. História vai história vem, Haruka acaba sendo lançada ao mar (ou rio, não sei o que era aquilo) e Yakumo, naquele momento que toda otome adora, salta de um prédio de uns 20 metros (Yakumo fodão!) em busca da bela garota de cabelos rosados (tá,viajei legal nisso aqui...). Com a garota salva e o culpado capturado, Yakumo resolve o mistério da jornalista Makoto. No final ainda é revelado que Yakumo é filho do homem com dois olhos vermelhos. O episódio é bem montado, tem a trilha sonorora boa, porem mal inserida. É muito legal assistir um anime que não tem nenhum tipo de fansevice e se utiliza apenas do roteiro para se construir. Até aqui é um anime ótimo.

Yakumo salva Haruka

6º Episódio: Episódio bem leve dessa vez, focando um pouco mais no lado individual de alguns personagens. Podemos perceber neste episódio os problemas familiares que Gotou-san sofre por causa da fixação em relação ao trabalho, os problemas de Haruka com relação ao modo se vestir e o quanto Ishii é idiota. E por falar nele, é possível ver os primeiros traços de um relacionamento afetivo entre o bobão e Makoto. Esse é o tipo de episódio que vem pra dar uma descontraída, porque depois disso, o clima vai ficar tenso.

Nao Kawaii!

7º Episódio: O episódio 7 fica entre o bom e o ridículo. Já de cara o capítulo começa com um ocorrido antigo sobre o pai de Yakumo, onde ele conversa com garota de 10 anos, tentando levá-la para o lado das trevas. Depois disso a história volta para os tempos atuais onde, só para variar, Haruka vai encher o saco de Yakumo na sala do clube cinema. Na sequência a jornalista Makoto vai investigar o antigo caso da “Mansão dos Nanase”, um casarão onde, a 15 anos atrás, 4 de 5 familiares haviam sido assassinados brutalmente e, recentemente, era alvo de acusações sobre fenômenos sobrenaturais. Entenderam? A criatura já havia sido possuída por fantasmas e ainda assim ta tentando se meter com o obscuro. Não é coragem, é burrice... Mas seguindo a análise, algumas coisas seguem acontecendo e Yakumo é convidado a participar da investigação sobre o caso onde ele, depois de ver um vídeo da casa, some sem dar nenhuma explicação. Com o sumiço do garoto, Gotou e Ishii vão investigar a casa sozinhos onde, graças ao medo de Ishii por fantasmas, Gotou entra sozinho. Sem a ajuda de seu companheiro, Gotou é facilmente atingido pela misteriosa assistente do pai de Yakumo. Por fim Yakumo também é atingido pela mulher e Haruka se mete em mais uma encrenca. Episódio fraco, pouco explosivo para a série e ainda com um algo que eu considero fanservice. Torcida para que melhore no próximo

Nanase miyuki quando mais jovem

8º Episódio: Após o sumiço de Yakumo e Gotou, todos (Ishii, Makoto e Haruka) se reúnem na casa de Isshin para investigar sobre o paradeiro dos dois. No episódio é apresentado, de forma mais concreta Takeda Shunsuke, homem acusado como o culpado pelo assassinato da família Nanase. Depois de um pouco de conversa na casa de Isshin os 4 decidem olhar o vídeo feito na mansão onde o crime aconteceu e Isshin se espanta ao ver que o fantasma que surge era Asuka, sua irmã e mãe de Yakumo, porém graças a percepção de Haruka, começa-se a desconfiar sobre a veracidade do vídeo. Após novas discussões é mostrada uma tentativa de suicídio feita por Yakumo, mas que foi evitado graças a seu tio. Um dos pontos mais importante do episódio esta onde é revelado que Asuka era amiga da mãe de Haruka, Keiko Ozawa, demonstrando que os dois jovens tinham seus futuros ligados pelo destino. Após outros ocorridos, é mostrada a assistente do pai de Yakumo (que naquela altura do episódio já era pressuposto ser a filha mais nova dos Nanase) tentando invadir o apartamento de Haruka, mas então surge Takeda, que diz que não permitirá a entrada da misteriosa mulher e salvará Haruka. Um dos melhores episódios da série até agora, porém segue com alguns erros de lógica, mas nada que rebaixe o bom nível da série.

Isshin impede Yakumo de cometer suicídio

9º Episódio: De longe o melhor episódio da série até aqui, bem montado e com vários pontos de excitação. Vale-se destacar o trabalho da trilha sonora, muito melhor do que nos episódios anteriores e da habilidade dos produtores em montar a ambientação sombria. O episódio começa com Takeda Shunsuke contando para Haruka onde Yakumo estava (Nagano) e deixando um recado para a garota. A partir daí começam as investigações de Ishii e Makoto para descobrir o paradeiro de Gotou e, durante esse processo, eles chegam à conclusão de que a assistente do pai de Yakumo é mesmo a filhas desaparecida dos Nanase. Após um dia de buscas eles finalmente encontram Gotou amarrado na antiga mansão. Do outro lado da história, Haruka e sua mãe se encaminham para Nagano, onde acreditavam que Yakumo estava. Após uma bateria de conversas entre mãe e filha, Haruka finalmente encontra a casa onde Yakumo estava. Após isso acontece um dos momentos mais interessantes do episódio onde, com medo de perder Yakumo, Haruka chega a dar um tapa na cara do garoto e cai em prantos com a visível morte dele, mas, como tudo tem que terminar bem, Yakumo responde a garota, que agora chora de alívio. Após o belo momento a dupla tenta fugir, mas se vê cercada pelo pai de Yakumo e sua assistente, que conseguem impedir a interferência de Gotou, Ishii e Makoto. É neste ponto que é revelado que Nanase Miyuki (verdadeiro nome da assistente) é a real assassina da mansão, ou seja, Takeda era inocente em toda esta história. O grande destaque vai para a fantástica apresentação do assassinato cometido por Miyuki, com uma combinação interessante de cores e uma demonstração de como fazer algo atormentador e sombrio. Logo após, na eminência de Haruka ser atacada, a alma de Azusa possui o corpo de Nanase e evita com que o pior aconteça. O episódio termina com o adeus de Yakumo a sua mãe e a Takeda, que agora podem descansar seus espíritos.

Yakumo quando mais jovem

10º Episódio: E começa o arco final: “Os limites do desespero”. O décimo episódio tem como ambiente um hospital da cidade, onde estava tendo aparições de fantasmas de uma garota. Após algumas investigações de Gotou, Ishii e Yakumo, é chegada a conclusão de que o pai do jovem garoto possa, na verdade, um espírito, assim como Takeda Shunsuke. Após este ponto é mostrada a prisão de Nanase Miyuki, que mesmo estando enclausurada ainda acredita que possa ser salva pelo seu parceiro. Enquanto isto no hospital, Isshin vai fazer um exame de rotina, porém descobre que esta com uma doença grave e que lhe resta apenas meio ano de vida. E é após isso que ocorre um dos mais belos diálogos que eu já vi em animes. Enquanto procura sua filha Nao no hospital, Isshin encontra uma garota muito debilitada chamada Mamia Yoshiko , que diz não ter medo de nada, já que estava a beira da morte (os mesmos 6 meses de Isshin). Os dois discutem o medo das pessoas em relação a morte e sobre o que acontece com as pessoas após o fim da vida. Após a conversa com Isshin, Yoshiko assume que tem medo da morte e cai aos prantos, porém o sábio senhor a consola, pedindo para que a garota se torne amiga de Nao. No caminho de volta para casa, Nao e Isshin encontram-se com Yakumo e Haruka, então os quatro se dirigem até o templo, onde lhes é mostrado um pequeno álbum de fotografias de Yakumo quando mais jovem (destaque pelo desenho mais realístico/Repare que Yakumo já tinha o mesmo figurino desde pequeno). Após isso, em um momento particular, Isshin revela para Yakumo que seu tempo de vida estava acabando. Ainda no final é mostrado que Nanase Miyuke, ainda que presa, planejava com o pai de Yakumo o assassinato de Isshin (aviso...).

P.S: Adoro character design de Yoshiko, ela consegue ser um personagem bonito e fofo mesmo com sua feição pálida e em estado terminal.

O encontro entre Yoshiko e Isshin

11º Episódio: Episódio pesado e triste, como é a segunda vez que estou assistindo a série eu não chorei, mas é bem provável que isso tenha acontecido na primeira vez. Após descobrir sobre a proximidade da morte de Isshin, Yakumo segue com Haruka e Makoto para o hospital, afim de descobrir o que estava acontecendo no hospital assombrado, onde os três percebem que, diferente de outros casos, o fantasma da garota se mostra arrependido dos males que vinha cometendo (tenho quase certeza que este é o espírito de Mamia Yoshiko). Enquanto isto Gotou e Ishii correm para o templo budista com o intuito de proteger Isshin que, como já mostrado no episódio anterior, corria o risco de ser assassinado pelo pai de Yakumo. Quando chegam ao lugar, encontram ele e Nao, sendo que enquanto Ishii distraía Nao, Gotou fazia a escolta do monge. Então eles vêem o pai de Yakumo, porém antes de Gotou agir, Isshin o golpeia, fazendo com que ele desmaie. Após uma inútil conversa com o misterioso homem, Isshin acaba sendo golpeado com uma faca (a adaga do assassino), porém ainda existem dúvidas sobre o assassino já que, sendo o pai de Yakumo um espírito, ele não poderia manusear um objeto. Isshin é levado ao hospital onde Yakumo estava, porém a cirurgia não da resultado e ele acaba morrendo. Todos lamentam e Nao, após chorar muito, vai morar com a mulher de Gotou-San. A história então volta para a cadeia, onde Nanase é possuída por seu parceiro com a intenção de libertá-la. Este foi o episódio mais triste até agora, daqueles em que os mais emotivos realmente choram, daqueles em que você cria um ódio enorme por um personagem...

P.S: No episódio Yakumo quase se envolve em um acidente com um outro carro, porém apenas risca-se os retrovisores dos dois carros. Se não me engano isso é importante no próximo episódio.

Nao-chan chora ao ver seu pai ferido

12º Episódio: Episódio menos intenso na primeira metade e instigante na segunda. Tudo começa com Yakumo que partia para a investigação do assassinato de seu tio e sobre o fantasma do hospital, vendo que os dois casos poderiam ter alguma ligação. Logo ele percebe que o fantasma pertence ao corpo da ainda viva Mamia Yoshiko, que após algumas investigação de Yakumo é identificada como filha do médico que operou Isshin (o doutor Sakakibara), Yakumo começa desconfiar sobre o provável assassino de seu tio. No dia seguinte o garoto some de novo e a história vai para a sala do clube de cinema, onde Haruka e Gotou estão reunidos a procura de Yakumo. O enfoque a partir daí passa a ser os ocorridos que criaram a relação entre Yakumo e Gotou, servindo muito bem para mostrar como Yakumo havia mudado nos últimos meses, principalmente com o surgimento de Haruka em sua vida. Após toda a papeação em relação à Yakumo, Gotou é informado por Ishii que Nanase havia conseguido escapar da prisão, então todos partem para o hospital afim de proteger Yakumo e Nao que lá estavam. Porém o jovem já estava agindo e, com sua incrível capacidade de dedução, chega à conclusão que o verdadeiro assassino de seu tio é o Dr. Sakakibara, demonstrando todos os caminhos até chegar nesta conclusão, incluindo os riscos feitos no retrovisor carro do médico (esse momento de dedução é sublime na animação, verdadeiramente bem feito, sem firulo e com simplicidade. Porém, como já era de se esperar, o pai de Yakumo estava novamente por trás de tudo, já que foi ele incentivou Sakakibara a cometer o crime para poder achar um doador para sua filha. Quando se encontram no telhado do hospital Yakumo e seu pai discutem, porém o ponto crítico acontece quando Nanase Miyuki surge com uma arma em punhos e atira contras o aglomerado de amigos de Yakumo, onde estavam Makoto, Ishii, Gotou, Haruka e Nao, o episódio termina...
O final do episódio é instigante e faz crescer a vontade de todos em assistir o episódio final, méritos da produção que usou muito bem este artifício.

O confronto entre Yakumo e seu pai

13º Episódio: Sério, foi lindo. Agora sim eu posso me lembrar o porquê de ter adorado (e chorado) no final desse anime. Mas vamos ao resumo: O personagem que ganhou de presente o tiro da Nanase foi Gotou (foi muito bem feito o momento em que ele cai), porém a bala não atingiu uma região vital do corpo. Após isso Yakumo tenta ser possuído por seu pai, porém ele consegue se livrar e seu corpo o rejeita. O jovem então se aproveita da situação para enganar Nanase Miyuki, utilizando a antiga lente de contato que seu tio usava, para se fingir possuído. Então o pai de Yakumo reaparece agora todo debilitado, dizendo que ele não deixaria a terra até que seu objetivo fosse concretizado, então ele desaparece novamente, deixando até mesmo sua assistente para trás. Após isso Nanase Miyuki foge, porém, cercada pela polícia, ela se vê obrigada a lançar o ser carro contra um rio, onde desaparece e não chega a ser encontrada pela polícia (tudo indica que ela tenha morrido. Ou não!). Um dos pontos mais interessantes do episódio é o diálogo entre Yakumo e Sakakibara, onde o garoto diz que, para que o doutor não sentisse o mesmo ódio que ele estava sentindo e para não criar uma corrente de ódio, ele cederia os órgãos de seu tio para salvar Yoshiko, desde que o homem se entregasse após a realização da cirurgia. Com todos os problemas resolvidos, é chegado o dia do enterro de Isshin (e é ai que as lágrimas começam a cair), e sabem o que é que acontece de mais incrível ai? Os personagens usam roupas diferentes (sério, é a única vez que eles trocam de roupas)! Após isso são resolvidas várias pendências e mais vários diálogos simples ocorrem, porém é na última cena que acontece um dos momentos mais lindos que já vi na animação japonesa. Yakumo se isola e conversa com o espírito de seu tio pela última vez, se despede e diz a Haruka que ele agradeceu sorrindo. Os dois se abraçam. Após isso começa Missing You de Lisa Komine, mostrando o destino de todos os personagens da série (linda cena de despedida entre Isshin e Yakumo + Destino dos personagens + Lisa Komine = Choro na certa!).

As lágrimas de Yakumo após a despedida


Conclusão

            Animação mediana, com falhas primordiais nas trocas de olhares entre os personagens, muito abaixo do esperado pelos os estúdios e produtores envolvidos. A abertura também não é uma daquelas coisas maravilhosas, principalmente se comparado ao encerramento fantástico. É isto, as considerações técnicas do anime não mentem: a produção é fraca. Porém o que define uma série como algo bom ou ruim, não é a animação, traço ou trilha sonora, o que define é o roteiro.
            Shinrei Tantei Yakumo foi um dos melhores animes do ano passado graças (a falta de qualidade dos outros) ao seu desenvolvimento obscuro e sua incrível continuidade, que nos faz perceber, ainda que sutilmente, as mudanças de características dos principais personagens e a influência que um tem no outro. As falhas do roteiro e do desenvolvimento são poucas, porém essencialmente citáveis. Existe um erro bobo quanto ao figurino, pois os personagens nunca mudam de roupa. Outros erros são em relação a algumas explicações não dadas (lógica as vezes é falha, toda a inteligência fica centrada em Yakumo) e alguns diálogos forçados, como quando Nanase Miyuki se diz apaixonada por Yakumo, ao ponto de querer matá-lo.... Quê??? E o pior de tudo é que ninguém explica direito porque ela o ama, nem mesmo utilizam este diálogo no futuro que para dar algum sentido a citação. É usado apenas com o intuito de criar um clima tenso criar mais uma atmosfera sombria.
            Mas, mesmo com esses erros, Shinrei Tantei Yakumo é muito bom, mostrando a toda a indústria como se fazer uma boa série que não precise de nenhum tipo de fanservice. A série começou como apenas uma série investigativa, mas alcançou algo maior, uma história de verdade.

Yakumo Lindo!


Pontos Positivos: O conjunto de diálogos, o encerramento e a resolução de casos feita por Yakumo. Um anime sem fanservice é lindo!

Pontos Negativos: Falhas na animação e no figurino, o clima pesado e lento pode fazer os fãs de shounen desistir rapidamente da série.

Importação: Outro daqueles casos: anime curto e que não fez sucesso nem no Japão. Não.

Nota: 85/100

Semelhantes: O traço lembra Death Note, dizem que o roteiro lembra Ghost Hunt, mas esse eu nunca vi.
   Bom, é um prazer enorme voltar a postar aqui né. Gostaria de adiantar que a partir de hoje irei tentar tornar as postagens em algo diário, mesmo que seja apenas com um videozinho engraçadinho. Também continuarei com as postagens "Top 5 de 2011" e tentarei fazer uma postagem tempo livre por semana. Gostaria de agradecer ao pessoal da Aion-Scanlator, que vai receber um pequeno merchan amanhã na segunda parte e aos integrantes do Prinny Soul, onde eu já postei essa review e que me ensinaram um pouco mais sobre como usar imagens e utilizar humor no blog. É galera, ANIMELUCHOS de volta na área, com textos sem graça e com imagens que garantem as vizualizações mensais. Até amanhã (ou hoje, se acordou agora.rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário