quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os melhores curtas de animação que você deveria ver - 1

   Oh! Estar postando hoje surpreendeu até a mim. Tava sem muito o que fazer quando decidi assistir alguns curtas animados, então me surgiu a ideia: Vou falar sobre isso naquele blog de animes que eu tenho!!! Bom, na verdade o meu interesse por esses curtas começou quando assisti a Vincent e The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmorre na minha escola, há algumas semanas atrás. Pretendo mostrar agora belas animações - de maioria não japonesas - congratuladas e espalhadas pelo mundo. Todo post com 8 delas. Espero que gostem, tchau!

The Lost Thing

   The Lost Thing é um livro escrito por Shaun Tan, um popular ilustrador australiano infanto-juvenil. A animação, lançada em 2010, conta com a direção de Andrew Ruhemann e narrração de Tim Minchin. A história mostra os acontecimentos após um jovem garoto (de nome desconhecido) encontrar uma enorme criatura vermelha na praia, enquanto buscava tampinhas de garrafas. O objetivo da história é mostrar como as pessoas perdem a criatividade e a imaginação com a proximidade da fase adulta. The Lost Thing recebeu o Oscar de melhor curta de animação em 2010.





Para chegar até a lua

   Nada mais legal que ver uma boa animação brasileira. Ainda que seja um pouco mais pobre tecnicamente, Para chegar até a lua tem um roteiro muito bonito e uma ideia central muito inteligente. Mostrar uma mosca buscando uma razão para viver sua vida de um dia é algo extremamente reflexivo. Provavelmente o melhor curta animado já feito no Brasil.


SlimTime

   O mais divertido dentre os apresentados hoje. Mostra um tuor que um homem chamado André faz em uma excêntica clínica de emagrecimento. O curta é o projeto de graduação de quatro amigos de faculdade. Com uma gordinha comilona virando balão e mulheres emagrecendo após apenas serem sugadas por um tubo. Isso é SlimTime.


Day & Night

   Outro que foi indicado ao Oscar de 2011. Day & Night é mais uma animação da Pixar, sendo lançada como bônus de Toy Story 3. Mostra duas criaturinhas engraçadas personificadas como o dia e a noite, mostrando as vantagens de um e de outro. Entretanto, o que mais chama atenção é a trilha sonora com música de Tom Jobim.


The Legend of Scarecrow

   O mais legal desse curta é o final. É interessante como eles revelam o motivo dos corvos serem negros e o diálogo revelador sobre a amizade que se inicia. É uma obra argentina de Carlos Lascano, premiada em vários países em diversos festivais, entretanto ignorado pela academia em 2005, parando na pré-escolha.


Alarm

   Talvez toda a qualidade de Alarm esteja na parte gráfica. O roteiro é simples, narrando a difícil manhã de um homem que tenta escapar do serviço dormindo, mas é atormentado por milhares de despertadores (assim, o ódio dele é tanto que até armas são usadas no processo). Cabe a vocês olharem a belissima animação que retrata muita bem uma situação tão cotidiana. PS: É possível baixar o filme gratuitamente no site do Studio Mesai.


Rain Town

   Nesse caso, o único japonês desta lista. Rain Town é mais um trabalho de universidade, dessa vez do promissor Ishida Hiroyasu. A perfeição dos detalhes e a beleza dos quadros impressiona. É um dos mais belos trabalho japoneses que já vi. A história é sobre uma cidade em que chove eternamente, onde antigamente fazia um sol vívido é agora era colorida pelo azul triste das nuvens. Vale a pena conferir o trabalho.


The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmorre


   Uma obra de arte! O curta é dirigido por Willian Joyce e produzido pelo estúdio Moonbots, contando a história de um homem chamado Morris Lesmorre após ser levado para um estranho lugar ao ser atingido por um furacão. A obra é cheia de referências, tendo como a mais forte o clássico O Mágico de Oz, onde a garota Dorothy também é levada para um mundo descohecido. Entretanto, pelo fato do curta se passar em New Orleans, percebemos que o furacão que atinge Morris é na verdade o furacão Katrina. Além destas, o personagem principal é idêntico ao comediante de cinema mudo Buster Keaton. Tudo isto para contar uma bela história sobre o poder da leitura. Uma obra rica de informações e de uma beleza visual incomparável, vencedor incontestável do Oscar de 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário