quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sobre a polêmica Latino vs K-Poppers...

O assunto do momento/do dia é sobre a versão bonita que o Latino fez, do já clássico, Oppa Gangnan Style do coreano Psy. A versão brazuca, com o título "Despedida de Solteiro" usa apenas a melodia da versão original. Acontece que os K-Poppers brasileiros entraram em desespero e começaram uma corrente medonha de ódio e aversão a releitura que o latino mais brasileiro da América do Sul fez. Os vídeos no Youtube receberam vários votos negativos e comentários que realmente dizem desejar a morte ao cantor (o diabo chora) se espalham. Mas será que é pra tudo isso? O cantor Latino merece mesmo todas essas ofensas ou é só mais uma revolta desses fãs (que acham que ásia é o melhor lugar do mundo)? Vamos analisar a versão do brasileiro:






Ok, os esquentadinhos idiotas estão certos, o maluco faz uma versão totalmente imoralizada, com total cunho sexual, desafinando de maneira ridícula e latindo como um imbecil. Uma total falta de respeito com a versão original. Falando na versão do Psy, vejamos como ela é:



Hum... Ok...

A versão BR nem é tão ruim assim, tem tons interessantes de brasilidade e a falta de afinação do cantor da um certo tom de irônia, assim como os sons animalescos que ele faz lá pela metade da música. O cunho sexual da letra, ainda que não de bom gosto, pode fazer a música estourar aqui...




Mas falando sério, sério mesmo que reclamaram da versão do Latino? O original é ridículo por si só, com uma letra nojenta e uma melodia de boate que da vontade vomitar. E ainda temos que ver os comentários que, não se limitando em denegrir o cantor, ofendem o Brasil, como se a culpa (não que exista algo que possa culpar alguem neste caso) da versão fosse do país. E é bom não se esquecer da importância que, gostem ou não (eu não gosto!), Latino teve na música pop brasileira nos últimos 20 anos. Ainda que as letras sejam horríveis, ele tem uma capacidade incrível de criar músicas que caiam no gosto popular. Quanto ao gordinho que fez o original, fica a pergunta fundamental: Por que as pessoa escutam músicas assim? Todas sem profundidade, com batidas repetitivas e feitas apenas para atender um mercado que tem como consumidores jovens inconsequentes e idiotas (não se refere apenas a Latino ou Psy, mas ao mercado mundial).
Mas eu me vejo na obrigação de dizer qual a melhor: nenhuma. Duas merdas. A diferença é que na versão brazuca vai ter umas gostosas balançando a bunda nos shows e nos programas de tv que ainda insistem em convidar um cantor que está entrando na linha do brega, já na coreana vamos poder ver o clipe sensacionalmente divertido da música.

P.S: Se eu falei alguma besteira e o PSY merecer o nobel da literatura por essa música maravilhosa, aceito correções, afinal não entendo do cultura musical pop do oriente.

3 comentários:

  1. falou besteira, a musica desse coreano é uma satira ao estilo de vida de Gangnam, que seria uma "beverly hills", tanto que é filmado em lugares de ricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia deixa parte de crítica que a música tinha... O que não muda o fato da música ser uma merda, tanto (e principalmente) na parte musical qunto na letra pobre.

      Excluir
  2. Essa questão da letra já uma coisa cultural lá. Não é como no Brasil que tem um monte de letras totalmente de baixo calão. Seria como dizer que as músicas lá são mais inocentes. Além do fato de elevar o sexo feminino.

    ResponderExcluir