terça-feira, 4 de outubro de 2011

Analise geral da temporada de Julho 2011


            E ai gentalha! Chegou a hora de julgar os animes da temporada que esta terminando (que já terminou na verdade...). Parte 1 da postagem que irá demorar mais dois dias para ter sua continuação. Então Vamos!!!

         No. 6:

            Mais anime do gênero Sci-Fi do bloco noitaminA. Substituiu [C] e Fractale, tendo a missão de reerguer o gênero no bloco após as fortes criticas recebidas pelos seus antecessores. No. 6 começou com bem menos expectativas do que seu companheiro de bloco (Usagi Drop para quem não sabe) e por isso conseguiu surpreender a maioria do público. A animação é boa, roteiro consistente e representação do espaço muito bem feita. Sua única falha é na trilha sonora. Abertura fraca e inserteds songs ruins. O que salvou foi a música de encerramento, porém ainda assim o vídeo é ruim (horroroso na verdade). O final da série, ao contrário do que eu tenho lido, ocorreu de forma correta: Vimos mistérios nos dois últimos episódios, sacrifícios de queridos pelo personagem principal e (porque não listá-lo?) o segundo beijo yaoi da série. No. 6 foi dos bons animes da temporada e bom também quando se considera todo o ano.

            Previsão de nota: 75/100
            Nota final: 80/100

            Uma análise melhor: Animedley


            Usagi Drop:

            Não há dúvidas de que este foi o melhor anime da temporada. Tem uma simples e muito bem feita animação e também conta com umas das melhores aberturas do ano. Usagi tem a incrível mágica de tirar em todos os seus episódios um sorriso do telespectador, fazendo com que o anime seja um “pseudo-calmante” para o público. Todos os personagens são importantes para o desenvolvimento e mais do que isso, eles interessantes e fazem com que sua personalidade afete quase sempre os personagens principais mesmo que de uma forma sutil. Outro Ponto positivo é a representação, quase sempre Usagi Drop tenta manter uma visão positivista da realidade, utilizando como única forma de fanservice o moe feito pela nossa gloriosa Rin. Talvez seu único erro tenho sido o final, faltou emoção característica a animes ao gênero e um pouco de ousadia do produção. O último episódio terminou como todos os outros, com aquele sorriso de sempre que a série nos proporciona, porém agora com uma sensação de vazio, pois não haverá episódio 12. Mas nem mesmo estes pequenos problemas tiram o mérito de Usagi Drop, é um anime extremamente recomendável não só para os otakus, mas para as pessoas em geral, é uma lição de vida. O melhor da temporada, porém fica longe de ser o melhor do ano

            Previsão de nota: 92/100
            Nota Final: 88/100

            Uma análise melhor: Gyabbo


            Blade:

            E é chegada ao fim a parceria entre Marvel e Madhouse, após a exibição de Iron Man, X-MEN, Wolverine e mais recentemente Blade. Blade veio com o objetivo de tentar encerrar a sequência de animes ruins produzidos anteriormente pela parceria. Blade tem sua animação mediana e uma trilha sonora bem legal, se encaixando perfeitamente com o ritmo da série. Eric Brooks (Blade) tem suas características bem preservadas e os personagens secundários conseguem atuar de maneira sutil e importante no personagem principal. A série não conseguiu reverter os resultados negativos dos animes anteriores, mas pelo menos minimizou as críticas que as duas empresas estavam recebendo. Não é ótimo, mas é o melhor da união Marvel x Madhouse.

            Previsão de nota: 70/100
            Nota Final: 70/100

            Uma análise melhor: Minha mesmo!


            Double-J:

            As animações em flash estão começando a crescer no mercado de animes e o estúdio DLE é o que mais se destaca. Porém o fato de ser o mais famoso, não o torna um bom estúdio. O plot de Double-J era um dos melhores e seu mangá é muito engraçado. Tinha tudo para quebrar aquele clichê “K-Onistico” de clubinho da escola, poderia ser até mesmo o melhor anime non-sense do anio, mas... DLE. Essas três letrinhas destruíram a série e tornaram Double-J no pior anime da temporada. O que sobrou de bom do anime foi a música de encerramento (atrás apenas de Dantalian...) e o traço. De resto, só tristeza da minha parte.

            Previsão de nota: 50/100
            Nota Final: 55/100

            Uma análise melhor: Seguinte, só achei review em inglês.


            Ikoku Meiro no Croiseè:

            Overdose Moe!!! Ikoku tem a melhor animação do ano e um traço fantástico (para quem não se lembra Hinata Takeda também é a ilustradora de GOSICK) e além desses pontos positivos, a série também apresenta um grupo de personagens que, mesmo que pequeno, conseguem representar muito bem as suas funções. Yune é o melhor personagem moe do ano e enche os olhos do público otaku com suas expressões, principalmente quando está junto de Alice. Não é fácil achar algo ruim em Ikoku, mas também é difícil falar que é um dos melhores do ano. É tudo muito bonito, trilha sonora legal, final bom, personagens bons, mas ainda sinto a falta de alguma coisa, talvez ter usado Moe como única forma de fanservice não deve ter sido a melhor ideia, talvez um pouco mais de drama cairia bem. Mas seja como for, assistam Ikoku Meiro no Croiseè, uma obra parecida com Usagi Drop, porém sem receber os holofotes que o outro recebeu.

            Previsão de nota: 75/100
            Nota Final: 83/100

            Uma análise melhor: Netoin


            Kamisama Dolls:

            Cá esta o segundo melhor anime da temporada. Uma trilha sonora maravilhosa e envolvente, além de belos vídeos de abertura e encerramento, animação competente e desenvolvimento inteligente fizeram deste o anime mais surpreendente da temporada. Poucos esperavam que uma animação vinda da Sunday Gene fosse ser tão boa, acerta em todos os aspectos técnicos, conseguindo calcular perfeitamente o momento em que os personagens devem ser apresentados e o melhor momento para ocorrer uma cena de luta. Pode se dizer que poucas vezes 13 episódios foram tão bem usados por uma produção, Kamisama Dolls só não foi o melhor anime da temporada pelo fato de ter deixado muita coisa em aberto, mas é claro que nós veremos uma segunda temporada. Cabe agora torcer por uma sequência e descobrir o que acontecerá com Kyouhei e o Kukuri. Caso o anime não tenha uma continuação, eu vou xingar very no Twitter!

            Previsão de nota: 85/100
            Nota Final: 88/100

            Uma análise melhor: Elfen Lied Br
           

            Morita-San wa Mukuchi:

            Além das animações em flash, temos outra mania surgindo na indústria de animes. Os animes de curta duração! Tal ideia tem sido um pouco contestada por alguns fãs que gostariam de ver seus mangás favoritos animados no tempo tradicional de 24 minutos. Porém deve ficar claro para todos que às vezes o roteiro pode acabar se tornando repetitivo e cansativo, jogando um bom roteiro no lixo. E é assim que a animação de Morita-san se faz: Pouco tempo (3 minutos), muitas risadas e muita calmaria. A série tem um ótimo conjunto de personagens que, no alto de suas individualidades, fazem piadas rápidas com o cotidiano e com fetiches (não os eróticos!). Morita-san wa Mukuchi é mais um que terá segunda temporada, méritos totais para uma produção que se esforçou muito para fazer uma história desacreditada se tornar um dos grandes da temporada.

            Previsão de nota: 76/100
            Nota Final: 85/100

            Uma análise melhor: Não achei nada. Desculpas

Nenhum comentário:

Postar um comentário