domingo, 20 de novembro de 2011

Top 5 2011- Endings


            Oi. Voltei. Bom gente, como hoje eu não to de muito bom humor, essa postagem não vai ser aquela coisa alegre que as outras vinham sendo. Vocês devem se lembrar (não, não se lembram) que a alguns dias atrás eu comecei a postar os 5 melhores alguma coisa do ano né? Então, depois de analisar as aberturas, hora de analisar os encerramentos que tivemos em 2011. Para montar a lista analisei os mesmos pontos da anterior: Letra, melodia e vídeo.

           
        5º Lugar: Bakuman (Segundo encerramento)

            E olha só quem está novamente em quinto. Tal qual no post sobre aberturas, Bakuman ficará na posição mais baixa entre os melhores, o que claramente não é ruim. Falando sobre o ending, a música se chama Genjitsu to iu Na no Kaibutsu to Tatakau Mono Tachi e é cantada por Yuu Takahashi. Confesso que nesse caso não deu pra analisar a letra, pelo fato de simplesmente de não ter achado ela traduzida. Mas enfim, a canção de Takahashi é animada e gostosa de se ouvir, saindo um pouco do padrão de encerramentos de animes (Como eu não achei o vídeo do encerramento em si, vou colocar o clipe da música).  Mas na verdade verdadeira, o que faz o ending de Bakuman estar aqui é o vídeo (e que vídeo!). No início são mostradas imagens dos 4 personagens principais e o crescimento deles desde os tempos infantis, detalhe para a música que entra muito bem e tem seu ritmo respeitado pelo vídeo. Após isso o clipe começa a apresentar os personagens que estavam sendo introduzidos na segunda metade da série, levando de forma colorida e simples todo o tempo restante. Pode parecer simples, mas o encerramento 2 de Bakuman é muito bom, fechando de forma aprazível os episódios. E só pra constar: EU ODEIO A AZUKI!!!



            4º Lugar: Fate/Zero

            M-A-R-A-V... (ah, vocês sabem o fim né!), é isso que o ending de Fate/Zero é. Música boa e de interpretação incrível da gloriosa Aoi Eir, chamada Memoria. É a típica música de anime que começa já no refrão (coisa típica de J-Music), sendo a velha e efetiva levada de sempre, mostrando um instrumental bonito e a já citada ótima atuação de Aoi Eir no vocal. É uma pena eu não ter conseguido achar o encerramento na versão televisionada, pois é exatamente no clipe que temos o melhor vídeo OP/ED do ano. São apresentados todos os personagens, mostrando todas as classes de servos nas suas respectivas épocas (Destaque para Lancelote e Alexandre). O encerramento é o melhor da temporada de outubro e toda a atmosfera clássica torna merecida a presença do ED de Fate/Zero aqui.
            Como, mais uma vez, eu não achei o vídeo de TV, confiram a música em versão completa:






        3º Lugar: GOSICK: Ending 1

            O primeiro ending de GOSICK foi o mais difícil de ver mudar, pois Resuscitated Hope foi uma música que marcou demais. E é só isso, o único motivo deste encerramento estar aqui é por causa de sua excelente música (e por causa da Lisa Komine). Não que o vídeo seja ruim, mas também não é algo que possamos chamar de obra-prima, sendo que as imagens são escuras e não entram totalmente na música. Mas é também necessário citar que, mesmo com esse excessivo clima escuro, as imagens acinzentadas e a movimentação das figuras tornam-se algo muito funcional. Além da incrível música, deve-se relembrar algo muito importante: a linda combinação entre a letra e grupo de imagens, que se encaixam dentro de uma idéia de sofrimento, solidão e esperança.
(Não, esse ainda não foi o momento Fanboy da Lisa Komine...ainda)





            2º Lugar: Ano Hana

            Ah, Ano Hana... Lembro que chorei muito no final desse anime, aliás, quem foi que não chorou? A linda história de Jintan e seus amigos ganhou notoriedade como um dos melhores animes do ano e de todos os tempos, com todo o intuito de fazer o telespectador chorar nos 11 episódios. Tudo é bom; animação, abertura, personagens, entre outros. A única coisa que não é boa é o encerramento: É fantástico (não o da globo). Nesse caso, tudo - mas tudo mesmo - é lindo, desde a letra do grupo Zone, a interpretação das três seiyuus princiais, até o colorido e melancólico vídeo. Toda a mística da letra e do grupo ZONE, você pode conferir na ótima postagem do Yasumi no Blog. Ano Hana não tem uma animação genial, mas é competente o suficiente para valorizar o jogo de cores e imagens apresentados no vídeo. Mesmo que seja pobre em imagens e na demonstração de personagens, o encerramento consegue mesclar perfeitamente a tristeza expressa na música e a falta ação das três protagonistas com a beleza das cores e do traço. O ending de Ano Hana foi só mais um fator que fez todo mundo chorar e por ter alcançado seu objetivo magistralmente, merece estar aqui.



E abaixo a versão do grupo Zone



            1º Lugar: GOSICK: Ending 2

            Lisa Komine é incrível, linda, maravilhosa e a melhor cantora japonesa que eu escutei em toda minha vida. O instrumental de suas músicas é incrível, as letras são carregadas de emoções e o potencial vocal dela é enorme (ela é quase uma versão feminina do Hansi Kursch). É tudo de uma qualidade absurda, superando por muito o encerramento anterior; e isso não é fácil. Mas eu vou ser sincero, eu não consegui me acostumar instantaneamente com o novo ED, porém com o passar dos episódios fui me apaixonando mais e mais por ela, até chegar o ponto de ter que aceitar que Resusctated Hope havia sido superada. Analisando o vídeo, temos uma verdadeira obra prima. Desde a cena inicial, com os dois protagonistas no topo da biblioteca, passando pelo desenvolvimento da infância de Victorique e a marcante presença da pequena fada dourada (isso tudo em apenas 20 segundos). A partir daí é trabalhada a mudança de vida de Victorique com a chegada de Kujo em Sauville, mostrando como o mundo da garota se torna mais colorido. O ending de GOSICK tem uma combinação perfeita entre letra, vídeo e melodia, um dos melhores encerramentos da história. Lisa Komine linda!!!



            Menção Honrosa: Double-J

            O anime de 5 minutos foi um dos mais criticados do ano, porém nos deixou algo muito legal. A abertura do anime é divertido e rápido, valendo ser lembrado por mim. P.S de última hora: Adivinha quem é o criador da trilha sonora? Hyadain, o mesmo de Nichijou.



            Vale a pena ver: Fractale, Dantalian no Shoka, Denpa Onna

            Gente, vamo falar a verdade né: Essa postagem ficou uma bosta! Desculpem-me, mas eu to de saco cheio da minha vida (escola mata!). Próxima será sobre os melhores personagens Moe do ano, e será ainda mais desmotivada e chata. Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário