sábado, 5 de novembro de 2011

K-ON!- Análise

            AH! Faz tempo que eu não dava uma passada por aqui. Acho que faz quase um mês que eu não posto nada aqui, mas ainda assim o blog segue tendo um bom número de visitantes. Muito obrigado aos sobreviventes e para todos vocês agora teremos uma (nem tão) nova postagegem aqui. Review especial do querido anime K-ON!


Nyan!



            Sobre:

            K-ON! é um dos grandes mangás lançados pela editora Hobunsha, talvez sendo menor apenas que o monstruoso Madoka Magika dentro da empresa. A serialização iniciou-se “Manga Time Kirara” e teve sua continuação na “Manga Time Kirara Carat”. É até hoje publicada, sendo dividida em duas histórias, uma chamada K-ON! Kirara (tendo ênfase nas aventuras vestibulares de Yui, Mio, Ritsu e Mugi) e outra nomeada como K-ON Carat (Essa com Azusa, Ui e Jun). A animação ficou a cargo do ótimo (e falido) Kyoto Animation. Foram duas séries que totalizaram 39 episódios, 16 pequenos vídeos, 1 especial e um filme que a ainda será lançado neste ano.
            Para aqueles que não conhecem a história, K-ON! conta a história de 4 garotas que decidem entrar para o clube da música leve, o Keionbou. E é com muitas piadinhas bobas e com várias seções de chá que a série vai tendo seu desenvolvimento, levando essas quatro personagens e alguns coadjuvantes de forma simples e despretensiosa. Aproximadamente no episódio 7 o ano escolar acaba e as 4 vão para o segundo colegial, entrando aí a personagem Akano Azusa como caloura. A temporada segue com as peripécias das 5 garotas, sempre usando fortemente os aspectos moe que eram proporcionados principalmente por Azusa e Mio. E é com essa mesma pegada de slice-of-life que a segunda temporada corre, sendo que nesta desta vez as garotas tem que conviver com a proximidade da despedida. Ainda assim foram lançados vários outros especiais, sendo que os “Ura-on” são totalmente indicados. K-ON! é gigante no Japão, sendo aquele que popularizou os animes com temática de clubinhos escolares. Até hoje vende muito no Japão, chegando até a ter um trem personalizado da série.



            Elenco:

            Akiyama Mio: Amiga de infância da Ritsu. Sofre com as brincadeiras da amiga que se aproveita dos medos que ela tem. Dentro da escola chega até mesmo a ter um Fã-Clube, é inteligente e a baixista da banda. Foi forçada a entrar para o Keionbou pela Ritsu.

            Hirasawa Yui: Em alguns momentos da história ela faz o papel de narradora, sendo assim o personagem de maior importância. É muito preguiçosa e dependente da sua irmã mais nova Ui. Entra no clube achando que iria poder tocar apenas instrumentos fáceis como castanholas, porém ela acaba mesmo tocando uma guitarra Les Paul. É um prodígio com o instrumento, mesmo não tendo tido nenhum tipo de aula antes.

            Akano Azusa: É nela que o apelo moe fica mais concentrado, sendo chamada de Azu-Nyan pelas amigas de clube. Entrou seduzida pelas possíveis atividades do clube, porém ela se decepciona com a falta de treino das garotas. É filha de músicos profissionais e é uma excelente guitarrista

            Tainaka Ritsu: É a presidente do clube, sendo a baterista da banda. Adora assustar a Mio e descansar. É a personagem menos incisiva, porém é dela que costumam sair as ideias para a manutenção do Keionbou, não é muito esforçada quanto aos estudos, porém sempre que o assunto é o seu clube ela se da ao máximo pra torná-lo melhor.

            Kotobuki Tsumugi: Sabe-se la como ela consegue trazer tantos doces e chazinhos. É uma garota loira e muito educada, estudiosa e gosta de trabalhar, mesmo sendo filha de pais ricos. É ela que costuma levar as garotas para os ensaios nas férias, cedendo sempre uma casa para os ensaios; é a tecladista da banda. Ah, sua principal característica são suas sobrancelhas (tema amplamente discutido no especial Ura-on)...

            Ui Hirasawa: Irmã mais nova de Yui e bem mais esforçada do que sua onee-chan. Talvez seja o personagem secundário mais importante da série, é basicamente igual a sua irmã (a única diferença é o cabelo amarrado). Tem um talento também monstruoso com a guitarra.

            Manabe Nodoka: Amiga de infância da Yui. É séria, estudiosa e muito inteligente. É nela que está o apelo megame-moe da série, também cumpre a função de presidente do conselho estudantil.

            Yamanako Sawako: Professora da escola e tutora do keionbou; adora fazer as garotas usarem cosplay, principalmente de Maid. Normalmente age como uma mãe para as garotas, demonstrando muito afeto por elas. Antigamente, nos tempos de escola, fazia parte do clube de música leve, mas seu vocal nem era tão “leve” assim.

            Suzuki Jun: A mais secundária de todos os personagens, amiga de Ui e Azu-nyan. Junto com as duas colegas de classe ela mantém vivo o clube de musica leve.




            Opinião:

            K-ON! é demais!!! Preparem-se para o momento sou fã, porque a partir de agora eu só vou puxar o saco da série. K-ON! tem uma animação muito boa feita pelo KyoAni, coisa que é característica do ótimo estúdio. A trilha sonora também é muito divertida, tendo sempre nas aberturas músicas rápidas e animadas, mostrando comumente um vídeo dando ênfase na personagem Yui, já os três encerramentos são mais focados na Mio-chan. O traço de Kakifly, a trilha sonora feito pelo HTT, a animação da KyoAni e o conjunto de seyuus fazem K-ON! ser um pilar fundamental para a indústria de animes dos últimos anos. É uma obra que já inspirou e ainda inspirara muito o moe.
            Já quanto ao desenvolvimento em si, a série peca apenas na divisão das temporadas, sendo muito estranho na primeira temporada, de 13 episódios, ser retratado os dois primeiros anos colegiais e na segunda, de 26 episódios, retratar o terceiro colegial. Mas os defeitos param por aí. As inclusões de personagens no clube é muito bem montada e planejada, sendo clássica a entrada de Yui no Keionbou. Por sinal é exatamente nessa fase em que são vistas algumas paródias claras, como a feita em relação à Detroit Metal City. Os personagens secundários também são divertidos (Sawako-sensei é foda!) e de grande importância para o quinteto principal. A animação ainda conta com um final bem legal e emocionante (sério, eu chorei depois do último show), deixando em aberto o futuro das garotas e principalmente o clube e fazendo com que o público fique com muitas saudades do Keionbou. Desenvolvimento de piadas e fanservice genial feito pela produção do anime tornam K-ON! o melhor Slice-of-Life (puro) de todos os tempos.
            Agora vamos ao lado mais “sujo” de K-ON!. Os problemas começam, claramente, com as influências. Um mangá/anime que vendeu tanto dificilmente ficaria sem ter seus Doujinshis hentai, o que não é algo muito legal, pois se torna uma ofensa a equipe de produção e ao mangaká criador. E é também com o sucesso de K-ON! que surgiram outras séries medianas (para não dizer ruins) como Yuru Yuri, A-Channel, Softenni e Minami-ke. Porém mesmo com esses pontos denegritivos K-ON! tem importância fundamental na história dos animes, sendo um dos mais importantes da história, pois revolucionou aquilo que nós consideramos moe e deu início ao tão comum estilo de “clubinhos escolares”. K-ON é daqueles que é altamente recomendável e até mesmo necessário, porém apenas para o público otaku.



            Importação: Tenho até medo de que isso aconteça, provavelmente seria aquele desenho que todo mundo falaria mal porque é coisinha de menininha. Por mais que eu ame aquilo, não gostaria de ver ela sendo esculachada por leigos na série (Falou o entendido!!!)

            Nota: 93/100

            Semelhantes: Kimi to Boku, BECK, A-Channel e Tamayura


Não sei se alguém já percebeu, mas esta review já havia sido postado no blog Prinny Soul Tchau!!!

3 comentários:

  1. Só pra avisar uma coisinha: acho que sem querer vc colocou " Ui Hirasawa: Irmã mais nova de Ui" mas acho que o certo seria "Ui Hirasawa: Irmã mais nova de Yui" Só pra avisar!

    ResponderExcluir