sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Top 5 2011- Openings


            E aí gente! Alguns dos 23 que seguem o blog no Twitter devem ter visto que eu andei falando que ia fazer uma postagem tempo livre e uma análise sobre Shinrei Tantei Yakumo aqui, porém, devido a uma forte gripe que eu tive, as postagens não ocorrerão como anteriormente dito. Sendo assim, estrearei um novo modo de postagem aqui no blog, a “criativa” postagem de top 5. AHH, que novidade... Descobri algo que mudará para sempre a história da pseudo-imprensa especializada em cultura oriental brasileira...
            Mas com auto depreciação à parte, vou explicar um pouco do post. A partir de hoje irei fazer uma postagem mostrando os 5 melhores “alguma coisa” de 2011. Com isso, pode ser que a frequência de textos aumentem por aqui, mas como nem mesmo eu consigo confiar em mim, não vou confirmar nada pra vocês. E hoje, nada melhor que começar um “Melhores do Ano” do que comentando as melhores aberturas que vimos no ano que esta se findando. Para fazer esta lista eu considerei apenas os animes que eu assisti (sem Madoka Magika!) e que tiveram openings lançadas exclusivamente neste ano. As escolhas levam em consideração a letra da música, a melodia e o vídeo, sendo assim, vamos começar!


            5º Lugar: Bakuman

            Bakuman não é nada como minha série favorita, sendo que acho aquele romancesinho entre Azuki e Mashiro um saco, mas eu não posso negar que os caras sabem fazer muito bem uma trilha sonora. As aberturas da primeira temporada já eram boas e o segundo encerramento era maravilhoso (mas isso fica pro próximo post). A segunda temporada começou e a abertura, que já era boa, alcançou outro nível de qualidade. A música chamada Dream Life tem uma letra que se encaixa muito bem com a aventura dos jovens mangakás. Além disso, as imagens do vídeo se encaixam de forma perfeita e a cena central entra maravilhosamente no ritmo do refrão. A abertura é quase perfeita e merece ser estar aqui, melhor abertura da última temporada de lançamentos.



            4º Lugar: Kamisama Dolls

            Kamisama Dolls foi um daqueles animes teve que buscar o seu reconhecimento, já que a maioria acreditava que este seria apenas mais uma série mediana e esquecível. Mas Kamisama Dolls cresceu e se tornou facilmente o melhor anime da terceira temporada (Usagi Drop é café com leite não?) e sabem o que a série teve de melhor: Trilha Sonora. Ta, eu sei que deveria escrever apenas sobre aberturas, mas é difícil elogiar Kamisama e não citar a incrível trilha, passando pelas musicas emitidas pelos Kakashis, encerramento muito bom e abertura importantíssima. E já que o papo é sobre opening, a de Kamisama Dolls tem uma música diferente das normalmente usadas em animes, tendo uma levada diferente e um vocal que, mesmo feio, se encaixa perfeitamente na melodia. Porém o melhor da abertura é o vídeo, apresentação quase completa dos personagens e um jogo de sombras e cores fantástico que também consegue demonstrar o cenário e até mesmo contar a história. Não que seja maravilhoso, mas merece seu lugar por ser ter uma trilha sonora tão boa, fiquem com o vídeo.




        3º Lugar: [C]

            [C]: The Money of Soul and Possibility of Control tinha tudo para ser o anime mais arrasador do ano: tinha plot, um estúdio competente na animação e uma equipe de produção muito boa. O que matou a série foram os roteiristas que não entenderam a ideia de fazer um anime que falasse sobre o capitalismo e conseguisse fazer uma boa crítica social e econômica em relação ao modo com que a sociedade é escravizada pela dependência à moeda. Eles meteram umas batalhas bobas e sem graça, jogando no lixo o difícil trabalho de toda uma equipe. Porém eu confesso que sinto uma certa nostalgia de quando eu comecei a assistir a série, olhei aquele começo e pensei: Vai ser foda! Porém a coisa mais legal que série teve foi a abertura, esta que tem cenas de fortes críticas sociais, contando com imagens de cédulas de vários países do globo espalhado pelo vídeo. Ainda podem ser vistos sombras de camponeses, bancários, soldados, do presidente dos Estados Unidos e até mesmo um avião lançando mísseis, fazendo clara referência aos problemas causados pelo capitalismo. E tudo isto levado com a boa música do “NICO Touches the Walls”, que já havia feito abertura para FMA Brotherhood. Matoryooshika tem uma letra legal e uma melodia muito gostosa de ouvir. Uma das poucas vezes que rock tradicional cai muito bem na abertura de um anime.





            2º Lugar: Nichijou: Opening 1

            Nichijou foi um dos melhores animes do ano e é dono de uma animação sublime. A sua primeira abertura é extremamente competente e apresenta com muita qualidade a série, tendo uma incrível sincronia entre música e vídeo. A canção da abertura, Hyadain no KakakataKataomoi, é uma obra prima do ótimo Kenichi Maeyamada, que usou seu pseudônimo feminino Hyadaruko para criar um diálogo muito interessante, com uma letra divertida e que trata o amor de um jeitinho bem cretino e juvenil, sempre usando os efeitos tecnológicos que é marca garantida do seu trabalho. Já no vídeo temos uma apresentação muito boa de quase todo o elenco com um envolvente trabalho de luz e cores, mantendo o plano branco no fundo enquanto ocorrem os acontecimentos. A op 1 de Nichijou tinha tudo para ser a melhor abertura do ano; e foi por alguns meses a melhor, até uma outra aparecer em julho...

 

            1º Lugar: Nichijou: Opening 2

            É sempre muito difícil ver uma abertura que você gosta mudar, logo tem todo um período de adaptação ao novo vídeo e a nova música. A minha sensação quando comecei a ver a nova abertura foi de tristeza, pois eu realmente adorava aquela primeira opening. Entretanto a triste sensação durou exatos 1 minuto e 30 segundos, ou seja, o tempo de exibição da nova OP. É incrível como o trabalho de Hyadain se encaixou com a série, é como se Nichijou fosse feito especialmente para ele fazer a trilha sonora e com uma nova música, Hyadain no Joujou Yuujou, ele alcança o ápice de seu trabalho com animes. A música é genial, tem um início rápido e mantém por bom tempo a estabilidade divertida da melodia composta, sendo que passa para um lado mais eletrônico e depois por vários picos diferentes. Enfim, a música tem vários momentos e em todos o ouvinte se diverte ouvindo a canção, algo que valoriza muito a abertura. Já o vídeo não deixa por menos, as imagens são mais focadas na vida escolar da Nano e dos encontros dela com Yuuko. Como na abertura anterior, quase todos os personagens são apresentados, sendo que novos deles haviam sido adicionados ao elenco. É claro que muitos vão discordar de mim, até porque não dá pra agradar a todos, porém essa abertura é demais, eu realmente me sinto bem só de vê-la e, sozinha, é bem mais divertido que muito anime engraçadinho que tem por aí (vide: Yuru Yuri)



            Menção honrosa: Ikoku meiro no Croiseè

            Acho que esqueci de escrever ali em cima que nessas postagens de top 5 terá sempre um pequena menção honrosa, onde eu colocarei um anime que não é essencialmente bom no assunto tratado, mas que simplesmente me agradou (logo esse é o momento fanboy). E hoje, como o assunto é Opening, o anime que ficará aqui é o fofíssimo Ikoku Meiro no Croiseè. A música é bem animadinha e tem uma letra que, mesmo não estando completamente dentro da ideia do anime, participa muito bem do conceito ameno e do ritmo que o anime toma. A interpretação também é legal e o vídeo é simples e bem feito, sempre tentando representar (de forma meio generalizada) a sociedade parisiense da época. É simples e competente e por isso merece ser lembrado.



            Vale a pena ver: Kami Nomi zo Shiru Sekai, Hourou Musuko, Ano Hana

            Bom gentalha, por hoje é só. Comentem, divulguem e não se esqueçam se seguir o blog no Twitter. O próximo post será sobre as 5 melhores endings de 2011. Tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário