sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Análise da temporada de outubro 2012



            Digamos que esta foi uma temporada difícil de acompanhar. Vestibulares, acontecimentos inesperados e o vício por coisas não relacionadas a animes me fizeram atrasar em quase tudo que estava assistindo. Mas, com muitas maratonas, consegui terminar de ver tudo. A conclusão desta temporada mediana segue nas próximas linhas, espero comentários. Até mais!





Chuunibyou demo Koi ga Shitai!

            Não dava nada para esse anime quando foi anunciado. Só resolvi assistir porque era produzido pelo ótimo KyoAni. O começo foi empolgante, uma comédia boba e com pouco ecchi, que funcionou muito bem com o traço espetacular e com aquele monte de menininhas falando bonitinho com suas vozes agudas de sempre. Um início clichê, mas divertido e bom o suficiente para ser considerada uma das surpresas da temporada. O problema é que não era um slice-of-life como parecia, mas sim uma história com início meio e fim. Isso é comum, Inu x Boku SS tinha história para ser um dos melhores do ano, mas optou pelo caminho da comédia. Funcionou com eles, mesmo com os dois últimos episódios mudando a tonalidade, mas em Chuu-2 Byo não deu muito certo. Após alcançar o clímax da comédia em sete episódios, a história, que caberia perfeitamente nos 12 episódios planejados, virou um drama familiar entre os protagonistas. O resultado foi um pouco de correria com o desenvolvimento, drama forçado e descaracterização dos personagens. Ainda que tudo bem maquiado com uma animação impecável (talvez a melhor do ano), um ótimo trabalho de dublagem e um controle muito bom do diretor. Mercadologicamente impecável, conquistando fãs e sendo presença constante nas listas de melhores do ano feitas pelos otakus japoneses, mas a forma de buscar público comprometeu um pouco o resultado final.

            Outras Reviews: Elfen Lied Brasil


BTOOOM!

            Acho imbecil esse negócio de deixar a história totalmente aberta dando espaços para uma segunda temporada. Principalmente quando as chances de uma season 2 não são tão grandes. E sim, é trauma por Highschool of the Dead. Já no que se relaciona ao desenvolvimento de BTOOOM!, vimos uma série que andou devagar demais para apenas 12 episódios, mas, mesmo com algumas cenas em que a produção parecia contestar a capacidade mental do telespectador, soube muito bem entreter e gerar cenas boas o bastante para criar momentos de tensão. Isso com uma das melhores aberturas de todo o ano de 2012. Só nos resta torcer por uma nova temporada, para que enfim a história seja concluída, pois, com o desenvolvimento tranquilo que a primeira temporada teve, uma nova concluiria de maneira excelente o anime da MadHouse.
            Observação: Ainda estou tentando entender o motivo do ranking dos melhores jogadores de BTOOOM! do mundo, que aparece logo na abertura, ser montado com sobrenomes de tenistas famosos, como Tsonga, Roddick e Kuerten.

            Uma frase bonita: “BIM nos peitos da Himiko é que nem aquela linha de carrinhos da Estrela, bate e volta!

            Outras Reviews: 08tohkun


Tonari no Kaibutsu-kun

            E deve estar na moda esse negócio de final aberto, a diferença é que nesse caso uma nova temporada é quase impossível. Tonari começou bem e o desenvolvimento sempre com bom humor encantou os telespectadores. Uma arte bonita e colorida, junto a um romance comum, mas com personagens bem diferentes fez deste um dos melhores romances que já vi. E o fato do final ter ficado em aberto não prejudica em muito uma avaliação geral da série, afinal este não é o único anime de romance que assistimos a ficar com uma conclusão cheia de caminhos para andar. Um exemplo é o desconhecido Ookami-san to Shichinin no Nakama-tachi, que não terminou com uma resolução básica, mas que ainda assim foi uma ótima série. Mas o ponto forte do anime é o elenco que, mesmo com protagonistas diferentes do normal, teve um elenco de coadjuvantes clichês e muito agradáveis. Já quanto aos protagonistas, achei a dificuldade com que a relação de ambos se desenvolve semelhante ao odiado casal MashiroS2Azuki, só que nesse caso de um jeito mais divertido e menos vergonhoso. Um dos melhores do ano, o melhor da temporada.          

            Outras Reviews: Blog da Raio e Chuva de Nanquim




Jormungand: Perfect Order

            Antes de qualquer coisa, esse foi o anime que mais me interessou em 2012 junto com Uchuu Kyoudai. E, por mais que a segunda temporada já parecesse ser uma bomba, nunca deixei (nem deixarei) de ter uma grande consideração pela série. A season 2 começou meio capenga, mas devagar foi pegando no tranco. Até que a obra chegasse no seu clímax. Para quem não sabe, Jormungand, na mitologia nórdica, é uma serpente que, de tão imensa, seria capaz de dar a volta no mundo com seu corpo. Por isso temos a já épica frase de abertura: “Mesmo que eu devore os cinco continentes, que beba toda a água do oceano, não sou nada contra o céu. Não tenho asas, pernas, mãos. Sou a serpente do mundo. Jormungand.” O projeto Jormungand, da querida Koko Hekmatyar, acabou estragando um pouco a série, sendo o final um pouco corrido para o ritmo natural da obra. Foi muito melhor enquanto a série era sobre batalhas nos desertos da áfrica ou em lugares da Europa ou da Ásia, mas quando o roteiro foi tomado por física e tecnologia a magia da obra acabou se quebrando um pouco. Pelo menos, desta vez, tivemos uma conclusão. Nada de aberturas, o anime foi encerrado. Ainda que não de forma brilhante, mas pelo menos com a mesma competência do início. De mais, apenas Koko. Sim, se Nanba Mutta foi o melhor personagem masculino do ano, Koko Hekmatyar foi a melhor feminina. Provavelmente a melhor que eu já vi na minha vida.

            Outras Reviews: Elfen Lied Brasil


            Animes em andamento: Bakuman S3 (Bakuman é lindo e está bem legal, como sempre), Chibi Devi! (caminhando lentamente para se tornar o melhor anime de todos os tempos- n), Magi (e eu achei que não seria tão bom...), Saint Seiya Omega (assustadoramente divertido e empolgante), Uchuu Kyoudai (atrasadíssimo nesse).

            Animes Droppados: Sukitte Ii na yo (não tenho saco pra essas coisas) e Sakurasou no Pet na Kanojo (exagerado demais, dramático demais. Chato.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário