The Lost Thing
The Lost Thing é um livro escrito por Shaun Tan, um popular ilustrador australiano infanto-juvenil. A animação, lançada em 2010, conta com a direção de Andrew Ruhemann e narrração de Tim Minchin. A história mostra os acontecimentos após um jovem garoto (de nome desconhecido) encontrar uma enorme criatura vermelha na praia, enquanto buscava tampinhas de garrafas. O objetivo da história é mostrar como as pessoas perdem a criatividade e a imaginação com a proximidade da fase adulta. The Lost Thing recebeu o Oscar de melhor curta de animação em 2010.
SlimTime
Day & Night
The Legend of Scarecrow
Alarm
Rain Town
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmorre
Nada mais legal que ver uma boa animação brasileira. Ainda que seja um pouco mais pobre tecnicamente, Para chegar até a lua tem um roteiro muito bonito e uma ideia central muito inteligente. Mostrar uma mosca buscando uma razão para viver sua vida de um dia é algo extremamente reflexivo. Provavelmente o melhor curta animado já feito no Brasil.
SlimTime
O mais divertido dentre os apresentados hoje. Mostra um tuor que um homem chamado André faz em uma excêntica clínica de emagrecimento. O curta é o projeto de graduação de quatro amigos de faculdade. Com uma gordinha comilona virando balão e mulheres emagrecendo após apenas serem sugadas por um tubo. Isso é SlimTime.
Day & Night
Outro que foi indicado ao Oscar de 2011. Day & Night é mais uma animação da Pixar, sendo lançada como bônus de Toy Story 3. Mostra duas criaturinhas engraçadas personificadas como o dia e a noite, mostrando as vantagens de um e de outro. Entretanto, o que mais chama atenção é a trilha sonora com música de Tom Jobim.
The Legend of Scarecrow
O mais legal desse curta é o final. É interessante como eles revelam o motivo dos corvos serem negros e o diálogo revelador sobre a amizade que se inicia. É uma obra argentina de Carlos Lascano, premiada em vários países em diversos festivais, entretanto ignorado pela academia em 2005, parando na pré-escolha.
Alarm
Talvez toda a qualidade de Alarm esteja na parte gráfica. O roteiro é simples, narrando a difícil manhã de um homem que tenta escapar do serviço dormindo, mas é atormentado por milhares de despertadores (assim, o ódio dele é tanto que até armas são usadas no processo). Cabe a vocês olharem a belissima animação que retrata muita bem uma situação tão cotidiana. PS: É possível baixar o filme gratuitamente no site do Studio Mesai.
Rain Town
Nesse caso, o único japonês desta lista. Rain Town é mais um trabalho de universidade, dessa vez do promissor Ishida Hiroyasu. A perfeição dos detalhes e a beleza dos quadros impressiona. É um dos mais belos trabalho japoneses que já vi. A história é sobre uma cidade em que chove eternamente, onde antigamente fazia um sol vívido é agora era colorida pelo azul triste das nuvens. Vale a pena conferir o trabalho.
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmorre
Uma obra de arte! O curta é dirigido por Willian Joyce e produzido pelo estúdio Moonbots, contando a história de um homem chamado Morris Lesmorre após ser levado para um estranho lugar ao ser atingido por um furacão. A obra é cheia de referências, tendo como a mais forte o clássico O Mágico de Oz, onde a garota Dorothy também é levada para um mundo descohecido. Entretanto, pelo fato do curta se passar em New Orleans, percebemos que o furacão que atinge Morris é na verdade o furacão Katrina. Além destas, o personagem principal é idêntico ao comediante de cinema mudo Buster Keaton. Tudo isto para contar uma bela história sobre o poder da leitura. Uma obra rica de informações e de uma beleza visual incomparável, vencedor incontestável do Oscar de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário