terça-feira, 24 de julho de 2012

Os melhores curtas de animação que você deveria ver - 2


Calango!

            Legal eu já tinha visto Calango a alguns anos atrás em um programa da Cultura, e zapeando o Youtube achei essa interessante animação da escola de Audiovisual de Brasília. Mostra um pequeno lagarto (calango, como são chamados no nordeste) faminto caçando um grilo desaforado. O filme tira sorrisos de quem assiste com cenas divertidas e um bom uso de todas as personagens, o lagarto, o grilo, um siri arquiteto (vocês verão o castelo de areia surreal que ele consegue fazer) e até mesmo um grupo de turistas dirigindo um jipe. Um dos melhores curtas produzido pela escola de Brasília, que por sinal vem fazendo bons trabalhos nos últimos anos.




Tolerantia

            Aparentemente este é o primeiro curta de animação produzido na Bósnia. Um pouco primitivo sem a beleza de um curta de renome, mas uma obra com uma bela crítica e aclamada na Europa. Discute a intolerância das pessoas uma com as outras e a forma banal com que as guerras surgem. Além disso, apresenta um espaçamento temporal muito inteligente, combinando o passar dos anos sem deixar um buraco na história. Vale à pena conferir esta produção:


Parcialmente Nublado

Que a Pixar é genial todo mundo já sabe, mas nesta animação em especial eles dão um show de como produzir uma animação e montar um roteiro agradável. As nuvens são as produtoras de filhotes, humanos ou qualquer outro tipo de animais são criados por eles através de magia. A entrega aos respectivos destinatários (os pais) é feita pelas cegonhas, milhares delas por sinal. A obra mostra um lindo exemplo de amizade e remodela a clássica lenda da cegonha. Um dos melhores trabalhos produzidos pela Pixar.


Geri Game

            Geri Game foi produzido um 1997, vencendo o Oscar daquele ano além de várias outras premiações relevantes sobre cinema. Também foi produzido pela Pixar, inclusive sendo bônus do famoso filme Vida de Inseto. Mostra um velinho jogando xadrez contra... ele mesmo. Isso mesmo, contra si próprio. Por sinal, uma personalidade malvada e arrogante, sempre humilhando seu adversário (ele mesmo...???) a cada peça comida. O personagem Geri foi usado na série Toy Story, como o restaurador de bonecos.


French Roast

            Concorreu ao Oscar de 2010, mas não levou. Conta a história divertido de um homem esnobe e arrogante que vai a uma cafeteria e descobre estar sem dinheiro. Com vergonha de assumir estar sem dinheiro, pede várias xícaras consecutivas, o que piora ainda mais a situação dele, pois agora terá que pagar ainda mais. O encerramento é legal, pois mostra como é importante ajudar os necessitados e ser solidário.


La Dama y la Muerte

            Outro indicado ao Oscar de 2010, outro que não ganhou. O curta foi produzida pelo popular ator Antonia Banderas (conhecido por aí como El Zorro). É uma obra de humor, onde uma mulher espera ansiosamente pela morte e quando vê o dia chegar, é salva por um excelente e prepotente médico. A partir daí começa uma luta entre a morte e o médico (com algumas assistentes boazudas) para ficar com a velhinha. Após ser salva definitivamente pelo médico, ela se revolta, bate nele e comete suicídio. Simples assim.

            P.S: Reparem, no final, a cena do barco com alarme. Hilário!

Granny O’Grimm’s Sleeping Beauty

            Uma velha rabugenta e revoltada conta para sua netinha uma nova versão para a história da bela adormecida. Ganhou vários prêmios, sendo indicada ao Oscar de 2010 (não é coincidência quase todos os curtas aqui terem sido indicados em 2010).


Logorama

            Uma crítica genial ao consumismo e a forma com que afeta a nossa vida. Isso com sarcasmo, humor negro e um visual muito bonito. Mostra uma sociedade dominada por propagandas onde os personagens são mascotes e símbolos de marcas famosas. O principal é Ronald Mcdonald, um criminoso inconseqüente que esta sendo seguido pela polícia, todos Bibedum’s (aquele mascote estranho da Michelin). A obra é francesa, produzida pelo estúdio H5. Se todos os anteriores não venceram o Oscar de 2010, foi por causa deste, o escolhido pela academia.


LOGORAMA por E_M_P_E_R_O_R no Videolog.tv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário