quinta-feira, 19 de julho de 2012

Our Happy Times - Obra de arte nos quadrinhos





            Acho que não deve ser muito difícil escrever um romance. Um mocinho bonito e puro e uma mocinha ingênua lutando contra tudo e todos para terminarem juntos e viverem felizes para sempre. Não tem erro, é simples. Mas se o gênero ficasse preso nisso seria improdutivo e passageiro, então sempre surgem histórias diferentes, de lugares diferentes, falando sobre situações diferentes, com personagens diferentes. Our Happy Times é diferente. Não é todo dia que nós vemos uma história sobre um romance entre uma suicida e um presidiário no corredor da morte. Daria uma boa comédia, mas consegue ser ainda melhor como romance dramático. Watashitachi no Shiawase no Jikan é um mangá de Yumeka Sumomo (desenhista de My Girl e Voices of a Distant Star) lançado em 2007 baseado na novela best-seller coreana Our HappyTimes, de Gong Ji-Young. O mangá conta com oito capítulos compilados em um volume, anteriormente lançados na revista Comic Bunch. Em 2006 foi lançada uma adaptação coreana live-action para o cinema.



Sinopse

            Então, é basicamente um romance. Conta a história de Mutou Juri, mulher rica e dona de imenso talento para tocar piano, mas que por vários motivos familiares tenta cometer suicídio por três vezes. Na última ela é convidada por sua tia, Irmã Mônica, a acompanhá-la num programa beneficente onde as freiras acompanham presidiários no corredor da morte. Lá Juri encontra Yuu, culpado de ter assassinado duas pessoas e com poucos dias de vida para ver. A história vai desenvolvendo com a troca de experiências entre os dois, além de ir apresentando bons tópicos com relação à pena de morte. Tudo isso com um traço simples e que valoriza muito a expressão dos personagens.



Desenvolvimento, Conclusão e Spoilers

            Antes de começar a analisar o mangá, vamos antecipar algumas coisas. Eu considero Our Happy Times o melhor mangá já feito, pela abordagem calma e sem perder a sensação de desespero dos personagens. Uma que luta por um motivo de vida e outro que espera desesperadamente a sua morte. E é nisso que o personagem Yuu é sensacional. Após uma primeira aparição conturbada ele, que era a pessoa a ser ajudada, passa a ajudar Juri a se livrar dos seus traumas. Por sinal, a interdependência entre os personagens é algo incrível. Os dois desesperados, confortando suas vidas medíocres e sem perspectivas. É algo maravilhoso de analisar a forma com que os poucos momentos que os dois passam juntos fortalecem as personalidades e a forma com que eles encaram a vida, principalmente Juri, que no final perdoa a sua mãe por tudo que havia acontecido na sua infância para que assim ele se libertasse desta profunda mágoa e que pudesse começar a viver. Já Yuu, se liberta de seus traumas e tristezas, aproveitando os poucos dias que tem de vida com tudo que pode e com toda a força de seu coração.
            Mas o mangá vai um pouco além da história dos protagonistas. Discute o preconceito que os sentenciados a cadeira elétrica sofrem com a sociedade e nos mostra um lado negativo de tal sanção (ainda que não tenha um posicionamento claro do autor em relação ao tema). Além disso mostra de maneira interessante a opinião de alguns personagens em relação aos voluntariados, principalmente com o clero de forma geral. Outro ponto genial (talvez a coisa mais bela no mangá) são os diálogos. É uma fábrica de frases belas e emocionantes, discutindo de forma sempre sensata e clara os assuntos, usando as expressões dos personagens para salientar e tornar tudo mais verossímil.
            Concluindo, LEIAM WATASHITACHI NO SHIAWASE NA JINKAN!!! É uma obra que irá tirar lágrimas até dos mais insensíveis, um dos poucos mangás que podem ser considerados arte de verdade. Afinal, Our Happy Times é um romance diferente.



            Como dise antes, o mangá apresente diálogos tocantes, mas o melhor deles não envolve nenhum protagonista:










            Tem a cena do piano também, mas eu sou hipster. Créditos: OtakuYo Scans

            Outras Reviews: MangaThering, Natsuriko e Neko Mimi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário