domingo, 20 de janeiro de 2013

Magi... Uma homenagem a esquerda!


            É raro ver esses animes de TV apresentarem coisas realmente relevantes que transpassem a linha do entretenimento, do fanservice e do sentimentalismo. Acho que aquele que mais chegou perto disso foi o fracassado [C]. Tamanha a dificuldade em introduzir temas que se relacionem com política e seus derivados (leia “derivados” como tudo aquilo que recebe a palavra “política” a sua direita: Economia política, geografia política, filosofia política etc.) ficou totalmente exposta no anime de melhor premissa da história. Acredito que deva ser muito mais difícil fazer uma obra política com resoluções de problemas verossímeis do que um épico Tolkiano cheio de lugares, monstros e páginas.
            Como já disse, não existem muitos animes que abordam o tema de maneira completa e eficiente, pelo menos nada que eu tenha visto. Até Magi. Apesar de ser, claramente, uma obra de lutas, aventuras e humor, Magi tem abordado de forma sutil e eficaz o desenvolvimento de um país e o período de revoltas e transição em oposição ao atual governo. É legal ver como a população se revolta com os abusos do estado e a maneira como o líder, no caso Ali Babá, resolve o problema. O que me levou mesmo a escrever isso foi espetacular episódio 14 do anime.


Pô princesa, uma fingidinha não faz malz né?

            Durante as eleições presidências e municipais de 2010 e 2012, respectivamente, alguns partidos de esquerda, como PCO e PSOL, sugeriram que, o Brasil devia dar o calote na dívida externa (no caso Rui Costa Pimenta na disputa da presidência pelo PCO) e a cidade de São Paulo o mesmo com relação à dívida com a federação (Carlos Giannazi ~ o homem do jingle mais legal de 2012 ~ na disputa a prefeitura em 2012 pelo PSOL). A ideia era tão idiota que eu pensei que nunca mais ver algo parecido, mas, para minha surpresa, a ideia de dar calote nos outros países foi abordada em Magi. Ali Babá, após depor o rei Ahbmad, pede ao império Kou para simplesmente esquecer as dívidas e os acordos firmados nos reinados anteriores, pois agora o governo seria democrático, passando a ser uma república e não mais uma monarquia.

O que o povo brasileiro pensa após ver o horário eleitoral do PCO:


            Ainda é algo imbecil, mas eu gostei muito de ver um episódio basicamente político em uma série shounen. É claro que Magi não vai se transformar no anime Cult da galera, que vai cometer gafes terríveis no desenvolvimento da história como toda série do gênero, mas o simples fato de ver uma obra sair do lugar comum, já fez valer o que eu vi até aqui. Que outras séries sigam o caminho (sonho com um anime focado em política) de Magi, e que a obra continue mantendo o bom nível até o fim.

Após o sucesso em Magi, Ali Babá será o vice na próxima tentativa do PCO em eleger Anaí Caproni como governadora


2 comentários:

  1. MAGI E UM ÓTIMO ANIME, E REALMENTE UM TEMA ASSIM EM UM ANIME SHOUNEN IRIA FICAR BOM MESMO...
    PARABÉNS PELO POST, VOCÊ ESCREVE BEM.

    VISITA O MEU BLOG SE TIVER UM TEMPO, VE O QUE VOCÊ ACHA. TA NO COMEÇO AINDA MAIS TA BEM LEGAL:

    http://soulsotaku.blogspot.com.br/

    MATA NÉ...

    ResponderExcluir
  2. Cara, você escreve muito bem mesmo!
    Não conheço quase nada de Animê, até escrevo a palavra com acento. Sempre soube que animê é muito mais que "desenho japonês", tava pensando que se a minha filha estivesse na adolescência, que ela fosse como vcs q curtem animê. Infelizmente ela está na Monster High, mas ainda é uma criança de 4 anos, tenho muito tempo pra mostrar outras coisas da vida!
    Taquei na internet "melhor anime de esquerda" e caí nesse que parece ser o único post q atendeu ao que eu estava realmente procurando. Dei de cara com esse post q não só me dá a indicação de um filme como já me coloca numa nova perspectiva das antigas demandas da esquerda. Acabei de ler Revolução dos Bichos, to terminando o Walking Dead e queria juntar uma série com a política de esquerda.
    Fiquei interessado. Procurei por Magi na wikipedia: encontrei alguns personagens como uma mulher com força nas pernas q acompanha Alibabá, q tem um amiguinho estranho, tarado por seios, cuja flauta tem medo do toque de mulheres. kkkkk Pela wikipédia dá a impressão de que as metáforas são expressas.
    Já dá para perceber alguns fundamentos básicos da esquerda, um que talvez seja o fundamental diante do poder econômico, logo no primeiro episódio. E agora eles vão para um dungeon, outro assunto que muito me interessa (mas parece q não tem nada a ver com o D&D).
    Com certeza vou ver todos os episódios.

    ResponderExcluir