segunda-feira, 25 de julho de 2011

Houro Musuko- Análise


         Olá moçadinha! Se vocês puderam ver nas postagens abaixo, meu blog foi hackeado, porém cá estou eu de novo para falar sobre animes e tal. Antes de começar a resenha tenho que dizer que vou mudar um pouco meu estilo de análise, tentando falar mais sobre os personagens e sobre a história em si. Então vamos!




            Sobre:

         Hourou Musuko é o anime sentimental do bloco noitaminA lançado na temporada de janeiro, dividindo espaço com o contestado Fractale. Seu diretor é Ei Aoki ( Ga-Rei e Fate/Zero), e a animação é da Aniplex. O mangá é da Comic Bean e foi escrito por Takako Shimura, o mesmo de Aoi Hana. O grupo de dubladores é bem mesclado entre jovens e experientes.
            A história retrata a vida de Shuichi Nitori e de suas duas amigas Saori Chiba e Yoshino Takatsuki. Nitori é um garoto que tem como hobby se travestir de garota, e tenta fazer de seu costume algo normal aos olhos da sociedade. As suas duas amigas dele são Saori Chiba, uma garota excêntrica que é apaixonada por Nitori, e Yoshino Takatsuki, garota que também é infeliz com o sexo que nasceu e que rejeitou Nitori. A história se desenvolve com a inclusão de novos personagens e o andamento da vida escolar dos três.


            Elenco:

         O elenco de Hourou Musuko é grande e de extrema importância. Depois dos 3 personagens principais serem devidamente apresentados, novos alunos, parentes e amigos vão aparecendo. Os personagens coadjuvantes essenciais são os seguintes:        

            Makoto Ariga: Um amigo de infância de Nitori que conhece o segredo do garoto e vem da mesma escola que os personagens principais. Tem importância fundamental na peça de teatro da escola, onde interpreta Julieta,

            Doi Shinpei: Um garoto que estudava com Nitori na sua antiga escola, onde se tornou um desafeto do menino e de seus amigos. Doi representa os olhos da sociedade para com o travestismo e as mudanças de sexo. Doi não se conforma em como um homem pode se tornar tão bonito quando muda de sexo.

            Nitori Maho: Maho é irmã de Shuichi Nitori. Ela é o tipo de irmã que não demonstra gostar do seu irmão, mas na realidade ama o garoto e se preucupa com ele.

            Sarashima Chizuru: É uma garota escandalosa e muito animada. Esta sempre tentando deixar o ambiente agradável para seus amigos. Posso estar errado, mas ela parece ser a representação da falsa libertinagem. Saeko Chiba manda muito bem na dublagem

            Suehiro Anna: Considero esta a minha personagem preferida na série. É uma amiga de Maho e famosa modelo. Durante o começo ela é apenas um personagem sem importância, porém, depois de um tempo, ela se aproxima de Nitori e, aparentemente, termina como namorada dele. Yui Horie vai muito bem na dublagem.


            Opinião:

         Só por ser do noitaminA Hourou Musuko já é recomendável. Porém a série tem um diferencial em relação aos outros animes, pois aborda de maneira sutil e simples um tema tão pesado como a sexualidade. Abertura e encerramento são bem legais e toda a trilha sonora é boa (principalmente por causa das inserted songs). A animação é boa e o traço das personagens casa muito bem com o ritmo da história. O anime tem um dos melhores elencos do ano, sendo que cada um tem sua devida importância e conseguem representar de uma forma bem realista a sociedade. O desenvolvimento é tipicamente normal de séries do gênero; calmo e pacífico, tendo como principais acontecimentos a peça de teatro “Romeu e Julieta”, o início do namoro de Anna com Shuichi e o episódio final.
            Aquilo que faz Hourou Musuko ser bom não é ação, comédia ou romance, e sim a sutileza com que a série é trabalhada pois, mesmo utilizando um tema tão pesado como o travestismo, consegue ser pura e racional, não utilizando nenhuma forma de escrachar as pessoas que se indentificam com o personagem principal. Em tempos em que vemos o mundo (ocidental e oriental) ridicularizarem as minorias e aqueles que fogem das regras impostas pela sociedade, Hourou Musuko é um dos animes mais importantes do ano, pois foi o mais humano e verdadeiro de todos. Lembram-se do famoso kit gay? Talvez as escolas devessem usar essa série invés dele. Seria legal algum diretor de novelas aqui do Brasil assistir o anime, para que assim deixem de humilhar o público GLS.


            Nota: 85/100. É bom, mas não espetacular. Faltou ousadia no final.
           
            Importação: É curto e não tem garotas mágicas nem personagens com super-poderes. Não é o tipo de desenho que passa na “TV Globinho” ou no “Bom Dia & Cia”.

            Semelhantes: Não consigo pensar em nada parecido, mas dizem ser parecido com Aoi Hana.





            OBS: Desculpem se fui muito sério nessa postagem, mas não estou muito feliz depois de ter o blog hackeado. Mas enfim, daqui pra frente eu não sei o que vou postar, porém planejo escrever um pouco sobre a metade da nova temporada. As próximas reviews devem ser sobre Nichijou, Hana-Saku Iroha, Ao no Exorcist e Myself; Yourself.

Nenhum comentário:

Postar um comentário