terça-feira, 2 de agosto de 2011

Tokyo Magnitude 8.0-Análise


Contém Spoiler!!!

            Olá lindas pessoas! Como foram seus últimos dias? Os meus foram ótimos (mentira)! Se alguém leu a minha postagem anterior até o fim (merece um prêmio), viu que eu planejava falar sobre Myself; Yourself, porém aquilo é um lixo. Então vamos falar de um bom de verdade e que chega a ser contemporâneo: Tokyo Magnitude 8.0.

Os Irmãos Mirai e Yukki


            Sobre:

            Tókio Magnitude 8.0 é o quarto o anime de noitaminA no ano de 2007, sendo um anime original dirigido por Masaki Tachibana) Hack//Quantum. O estúdio responsável é o conceituado BONES.
            A história fala sobre o que aconteceria caso Tóquio sofresse um terremoto de 8.0 na Escala Ritcher. O conflito começa com a rebelde Mirai Onozawa tem que levar seu irmão Yukki para uma exposição de robôs, pois seus pais estavam ocupados e não podiam levar o garoto. Depois de certo tempo Yukki decide ir ao banheiro e Mirai pede para ele comprar um refrigerante. O problema é que enquanto Mirai aguardava o seu irmão um enorme terremoto atinge o Japão, fazendo com que Mirai tenha que voltar para socorrer o irmão desaparecido. Então, com a ajuda de uma mulher chamada Mari Kusakabe, ela encontra seu irmão e consegue sair do prédio em que estavam. É a partir daí que a história começa a se desenvolver. Juntos; Mirai, Yukki e Mari começam uma caminhada até suas casas, sendo que do 3º ao 7º episódio a série segue mostrando a caminhada dos três, até que no 8º episódio a série chega ao seu clímax com a doença de Yuuki.


            Elenco:

            Por ser um anime que se aproxima do gênero “Pós-Apocalíptico” não tem muitos personagens. Porém ainda assim, aqueles que existem exercem suas funções de maneira de sensacional e que conseguem cativar o público. Vamos ao elenco de apoio:

            Itsuki: Amigo de Yukki; é um personagem que recebe importância apenas no episódio 10, porém ainda assim é essencial na trama, pois é ao lado dele que Mirai percebe que o Yukki está morto.

            Furuichi: Um senhor de idade que ajuda os desabrigados entregando água e outras coisas. Perdeu seus dois netos na tragédia.

            Masami Onozawa: Mãe dos irmãos e de pouca importância na série; tem no último episódio sua principal participação, quando Mirai entrega o presente de aniversário que Yukki havia comprado para ela (chorei nessa parte, rs)

            Kento: Garoto fascinado por robôs que se torna amigo de Yukki durante a caminhada para casa. Também se envolve em um incidente com Mirai em que ficam presos em um prédio. “SE” eu fizesse o final, ele e Mirai seriam namorados.


            Opinião:

         Antes de falar sobre o anime vamos falar um pouco sobre a tragédia ocorrida em março. É claro que não existe relação nenhuma, porém eu me pergunto se o anime ajudou aqueles que o assistiram. Acredito que sim, pois o anime foi realizado através de vários estudos e simulações. Sei que todos nós estamos torcendo para que o Japão consiga se recuperar o mais rápido possível. Então força a população japonesa!!!
            Voltando a falar sobre o anime Tokyo Magnitude 8.0; vemos nesta série uma aula de como fazer um anime original. O traço da série é simples e chega a ser feio, porém o estúdio BONES faz uma animação digna do nome que tem, com uma riqueza de detalhes para demonstrar o estado de Tóquio após o terremoto. A trilha sonora também é boa, com uma música de abertura muito legal que casa bem com a série e uma música de encerramento um pouco pior. O elenco de dubladores é bom, mesmo não tendo nenhum grande nome no Staff.
            Se do ponto de vista técnico Tokyo Magnitude 8.0 é bom, o roteiro e o desenvolvimento é simplesmente fantástico. Logo no primeiro episódio a série se destaca, apresentando os personagens de uma forma calma, mas ainda assim movimentada. O desenvolvimento é maravilhoso, demonstrando todos os problemas e conflitos que poderiam acontecer caso o terremoto acontecesse, mostrando que os estudos e simulações valeram à pena. O clímax do anime é sem dúvida o acidente sofrido por Yukki no episódio 7/8, episódios estes que devem ser assistidos novamente após ter completado os 11 episódios, pois é nele que se percebe que a grande preocupação de Mari era as alucinações de Mirai e não o incêndio. O segmento final é triste, porém conseguiu surpreender muitas pessoas (só fui desconfiar que ele estava morto quando eles entram na creche).É claro que a história poderia terminar com um final feliz, porém o diretor deixa claro que seu objetivo era ser realista e demonstrar a dor da perda de um ente-querido quando ocorre um terremoto. Infelizmente este ente foi nosso querido Yukki.
            Provavelmente foi um dos três melhores animes de 2007, e um marco de qualidade do bloco noitaminA. Um anime que mesmo não tendo um sucesso estrondoso, foi um dos melhores animes de todos os tempos, que além de ser muito bem feito e trabalhoso, nos ensina a diferenciar um final triste bom, de um ruim. Até aqui, o segundo melhor anime de todos os tempos.


            Nota: 100/100. Para não falar que é perfeito; peca um pouco nas repetições, de resto é perfeito

            Importação: Seria lindo, mas dificilmente ocorrerá

            Semelhantes: Semelhante ao filme Grave of the Fireflies

A triste cena em que ela descobre que ele Yukki morreu...



Obs: Olá galera (eu sou o Goku), gostaria de saber se seria uma boa criar um Twitter especial para o blog, então comentem aí nos comentários (REPETIÇÃO!!!) e me digam o que acham dessa ideia.
Obs 2: Créditos ao blog Prinny Soul. Foi lá que achei o novo plano de fundo

Um comentário:

  1. legal seu post, realmente é um otimo anime,que nao é de 2007, mas sim de 2009.

    ResponderExcluir